terça-feira, 17 de maio de 2011

Prestes a deixar Senado, WS apresenta PEC que reduz mandato de Cássio em caso de reeleição


Mesmo com forte possibilidade de deixar cadeira no Senado, Santiago apresenta PEC que reduz mandato de Cássio em caso de reeleição.

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) anunciou em Plenário ontem, segunda-feira (16), a apresentação de proposta de emenda à Constituição com o objetivo de reduzir o mandato de senadores dos atuais oito anos para seis anos. Com a medida, o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), que deverá tomar posse a qualquer momento, teria reduzido ainda mais o mandato no Congresso Nacional.

A proposta, no entanto, se aprovada, deverá valer apenas para as proximas eleições estaduais que ocorrem em 2014. Desta forma, quem já entraria com o mandato menor seria o sucessor do senador Cícero Lucena (PSDB) - que poderá ser ele mesmo, ou até mesmo o próprio Wilson Santiago, que tem tudo para voltar a cena política no próximo pleito estadual com força total.

No caso de Cássio, além da redução de quase um semestre, o tucano seria atingido pela PEC apenas em caso de reeleição.

Entenda a PEC

Na avaliação do parlamentar, sua proposta atende aos anseios da maioria da população.

- A redução do mandato de senador é um pleito que vem sendo discutido pela sociedade brasileira, pois o período de oito anos para senador parece desproporcional, se comparados com os quatro anos para presidente da República, governador e prefeito - disse.

Wilson Santiago informou que, caso sua proposta seja aprovada, as eleições para o Senado passarão a ser realizadas de três em três anos, sendo mantida para o ano de 2014 a renovação de 1/3 dos membros da Casa.

Wilson Santiago também destacou a importância de se ampliar no país a apresentação de projetos de lei e emendas à Constituição por iniciativa popular.

- Devemos aceitar e louvar a possibilidade do exercício de cidadania que a democracia participativa nos traz. O eleitor trabalhando diretamente como seu representante, propondo modificações em nossa legislação - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise na web